O mercado livre de energia é um setor em crescimento no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), este mercado responde por 30% da energia consumida no País. Este segmento tende a crescer muito nos próximos anos, ao ponto de possibilitar também o consumidor residencial de escolher seu fornecedor de energia elétrica.
Mas, afinal, o que é o mercado livre de energia? É um ambiente de negócios onde vendedores e compradores podem negociar energia elétrica bilateralmente, permitindo que os consumidores contratem seu fornecimento de energia elétrica diretamente com as empresas geradoras e comercializadoras.
É um sistema oposto ao mercado tradicional cativo, que funciona no ambiente de contratação regulada (ACR), em que o consumidor é obrigado a comprar energia da distribuidora que atua na área de concessão onde ele se encontra.
Para as empresas, a migração do ACR para o mercado livre representa uma transformação na forma de gerenciar os custos com energia elétrica. O empresário passa a ter liberdade de escolher fornecedores e negociar contratos, otimizando recursos