A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi criada em 1996 e dentre suas principais atribuições destacam-se as funções de regular e fiscalizar a geração, transmissão, comercialização e a distribuição de energia elétrica no Brasil, mediar conflitos entre os diversos agentes e os consumidores, garantindo tarifas justas e serviços de qualidade.
Todos os atos regulatórios da ANEEL são previamente e amplamente discutidos de forma transparente com a sociedade, mediante Audiências e Consultas Públicas, garantindo uma maior transparência nesse processo.
A energia elétrica é o serviço público de maior capilaridade no Brasil e para garantir que seus consumidores possam contar com energia de qualidade, envolvendo níveis de tensão e continuidade do fornecimento, muitos investimentos públicos e privados têm que ser realizados. Atualmente, a distribuição de Energia no Brasil vem sendo concentrada, preponderantemente, nas mãos dos concessionários privados, ficando à cargo do Governo atuar como regulador e fiscalizador, garantindo estabilidade das regras para atração de capitais privados principalmente para a geração e transmissão.